6 Séries para “maratonar”.

Existem diversas séries que nos podem garantir ótimas maratonas.

São 6 sugestões de séries a que assisti recentemente e adorei. Surpreenderam e cativaram-me. Personagens, temas, enredos complexos e interessantes do ponto de vista do comportamento humano.

Sabendo que poderia referir muitas mais, partilho com vocês uma seleção de séries imperdíveis para todos os amantes de séries e, em especial, para os apaixonados pela Psicologia. Faça desta a sua lista de “séries a assistir”.

 

1. Mindhunter (2017)

Um drama policial que se desenrola no final dos anos 70, tendo por base factos reais. Eu diria, com uma abordagem diferente dos clássicos. Uma dupla de agentes do FBI que expandiram a ciência criminal através da realização de entrevistas a alguns dos mais notórios psicopatas/serial killers americanos dos anos 60-70, já presos. O objetivo destes é traçar um perfil da sua personalidade, avaliar e perceber o seu modus operandi e as suas motivações. Para tal, enveredaram pela psicologia do homicídio numa perigosa aproximação de monstros bem reais. O primeiro episódio pode não ser muito impactante, mas vale a pena continuar a assistir.

IMDB: Mindhunter
Trailer

2. Black Mirror (2011)

Uma série de ficção científica que explora um distorcido futuro próximo, o nosso desconforto em relação ao mundo moderno, onde as inovações tecnológicas da humanidade colidem com os instintos mais sombrios. Cria quase uma sensação de paranóia-tecnológica em que cada episódio conta uma história diferente (com um “gran finale”) com personagens diferentes, traçando uma antologia que mostra o lado negro da vida associada à tecnologia. A cada episódio podemos assistir a um auto reconhecimento da essência do ser humano, as nossas falhas, o egoísmo, as falhas da nossa sociedade, a dependência tecnológica e as suas consequências. E muito mais. Tudo através de uma produção cómica, dramática, bizarra, chocante e brilhante. Considerando que alguns episódios são melhores que outros, na minha opinião, todos são de bons a excelentes.

IMDB: Black Mirror
Trailer

3. Sense 8 (2015)

Nesta série, surgem oito estranhos que compartilham uma espécie de “cérebro coletivo”. Não querendo avançar muito mais, digo apenas que os episódios giram em torno da condição humana, abordando questões sociais, psicológicas e existenciais de pessoas com diferentes sexualidades, trajetórias, motivações. Através da ficção científica, explora-se a conexão com outras pessoas e a diversidade. Não fiquei “agarrada” logo nos primeiros dois episódios. Pareceu-me confuso e até estranho. Contudo, continuei e adorei.

IMDB: Sense 8
Trailer

4. Maniac (2018)

Uma minissérie para quem gosta de humor negro. É estranha o suficiente para gerar sentimentos antagónicos: ou se adora ou se odeia. Aposta no absurdo para retratar o absurdo contemporâneo. As personagens apresentam traumas e distúrbios mentais e comportamentais refletidos nos seus traços de personalidade. No desenrolar da série somos levados a refletir sobre a sociedade, relações familiares, pessoais e amorosas.

IMDB: Maniac
Trailer

5. The Sinner (2017)

Uma série de mistério, drama e crime. Pode até parecer a “receita” clichê, mas não é. De todo. É um suspense psicológico muito bem conseguido, na minha opinião. Uma mulher normal, tem um surto sem motivo óbvio. A partir daqui as coisas começam a ficar interessantes. Logo desde o primeiro episódio, ficamos com “apetite” de outro. A série é viciante, existe suspense pelo meio e faz-nos sentir intrigados.

IMDB: The Sinner
Trailer

6. You (2018)

Outro suspense psicológico que se baseia nos perigos das redes sociais através de uma história de amor do século XXI – O que farias por amor?. Uma aspirante a escritora e um gerente de livraria conhecem-se e a história começa. O que poderia ser visto como paixão transforma-se numa obsessão perigosa. São explorados temas em torno da falta de privacidade e da insegurança virtual e física que o uso das redes sociais e novas tecnologias pode gerar.

IMDB: You
Trailer

 

Deixo ainda menção honrosa a: Bates Motel, Breaking Bad, Mad Men, 13 Reasons Why.

Boas maratonas!

Imagens – IMDB