Mantenha o cérebro em forma com fitness cerebral
O seu cérebro é uma parte importante do seu corpo.
Com o passar do tempo e o avanço da idade, é natural, que ocorra um declínio das nossas funções mentais, tal como menor capacidade de retenção da nova informação, menor flexibilidade mental para a tomada de decisões do dia a dia, diminuição da capacidade de atenção, memorização e da destreza motora. Por isso, é fundamental pensar nele e exercitá-lo melhorando aspetos como a atenção, concentração e memória.
O cérebro precisa de trabalhar.
Tal como o exercício físico é recomendado para a adoção de um estilo de vida saudável, também é importante o treino e a estimulação mental – o chamado Fitness cerebral – no sentido de apurar e exercitar as nossas funções cognitivas.
A estimulação cerebral pode fazer a diferença na sua saúde.
O seu cérebro não sabe que idade tem e o que quer é continuar a aprender coisas novas. Devemos conhecer as nossas habilidades mentais e exercitá-las regulamente, para que o cérebro seja estimulado de forma positiva. Isto pode ser conseguido através de um conjunto diversificado de exercícios simples e divertidos.
Um programa estruturado de exercícios permite treinar o cérebro de todos nós, quer sejamos adultos, crianças, jovens ou idosos. Existem diversos exercícios que podem ser aplicados. Contudo, para funcionarem, as atividades devem ser intensivas, repetitivas e que, progressivamente, se modifiquem.
Encontre novas maneiras de se desafiar a si mesmo(a) a cada dia. Cada vez que aprendemos algo novo, o cérebro muda.
Pode exercitar o cérebro com atividades variadas e complexas, tais como:
- Atividades que exigem atenção
- Quebra-cabeças
- Atividades que envolvam novos elementos
- Enigmas
- Aprender uma língua nova
- Jogos de tabuleiro
- Palavras cruzadas
- Aprender a tocar um instrumento musical
- Memorização de letras de músicas
- Puzzles
Exercícios de treino podem fazer a diferença no quão bem a sua memória funciona, quão rápido pode pensar e usar a lógica.
Um programa estruturado de atividades e exercícios mantém a mente fresca, ativa e capaz de funcionar a um nível ótimo. Diversas pesquisas e estudos científicos têm mostrado resultados positivos no uso da estimulação cognitiva em casos de dano cognitivo ou transtornos tais como demência, doença de Alzheimer, depressão ou transtorno do défice de atenção com hiperatividade.
Existem evidências que exercitar o cérebro de diversas formas pode retardar o aparecimento de sintomas associados a diversas doenças e transtornos.
O milagre é que o cérebro tem plasticidade e continua a criar novas células e conexões ao longo da vida. Este “superpoder” é conseguido com as atividades complexas e desafiantes a que nos expomos no dia a dia. A neuroplasticidade natural do cérebro permite-nos melhorar as funções mentais à medida que envelhecemos.
Quer exercitar o seu cérebro?
Todos o podemos e devemos fazer de forma regular. Um profissional pode ajudá-lo(a) na estruturação de um treino intenso e repetitivo de exercício cerebral, para manter o cérebro em forma e fazer a diferença na sua saúde.
Imagens – Freepik
Leave a Comment